sexta-feira, 23 de julho de 2010

O mundo dos menores elementos. Fisica Parte 2

O átomo e suas naturezas.

Nas explicações anteriores conversavamos sobre os modelos atômicos ditos por; Demócrito e Leucipo, J.J Thomson, Ernest Rutherford e Nels Bohr. Descobrimos que o átomo era descontinuo e descobrimos algumas partículas elementares. Nessa secessão iremos falar da natureza atômica da matéria. Espero que quem esteja acompanhando essa jornada cientifica no blog “Penso logo existo.” Consiga fazer boas interpretações desse mundo.

Na aula passada falamos dos cientistas que começaram a jornada do conhecimento atômico da matéria e agora vamos recapturar alguns fatos e curiosidades.

Elétron

O nome elétron vem da palavra grega que significava “âmbar”. Uma resina amarelo-castanho estudada pelos gregos antigos. Eles descobriram que quando o âmbar era esfregado com um pedaço de tecido, ele passava a atrair coisas. Isso passou a ser chamado efeito âmbar. Anos mais tarde J.J Thomson provou a existência dos elétrons por meio de experiência com raios catódicos, J.J mostrou que os raios catódicos eram de fato formados por partículas menores e mais leves que os átomos e todas aparentemente idênticas.

O núcleo atômico

Ernest Rutherford que em 1909 supervisionou o agora famoso experimento da folha de ouro. Este experimento marcante mostrou que o átomo é principalmente vazio, com a maior parte de sua massa concentrada na região central o núcleo atômico.


Próton


Os prótons (do grego primeiro.) residem nos núcleos dos átomos, Todos os prótons são idênticos; são copias um dos outros. Embora se descobrisse que o próton é cerca de 2.000 vezes mais massivo do que os elétrons, a carga de um único próton é igual e oposta à carga de um único elétron. A principal característica que distingue o átomo de um elemento do átomo de outro elemento é o número de prótons dentro do seu núcleo (equivalente ao número de elétrons ao redor do núcleo). Os elementos são classificados pelo número de prótons que seus átomos contêm o número atômico.

Nêutron


Um nêutron tem praticamente a mesma massa do próton, mais não possui carga elétrica. Enquanto que o número de prótons em um núcleo iguala-se a quantidade de elétrons, O número de prótons nos núcleos não necessariamente é igual ao número de nêutrons. Por exemplo, todos os átomos de hidrogênio possuem um único próton em seu núcleo, mas a maioria deles não possuiu nêutron algum.

Quarks


O homem descobriu que os átomos, que já foram acreditados como sendo as menores unidades da matéria, são de fato compostos por elétrons e um núcleo atômico. E que o núcleo, por sua vez, é composto de prótons e nêutrons. Pouco a pouco, a composição do átomo foi ficando mais revelada. Então surge uma questão: “Os prótons e os nêutrons serão compostos por partículas ainda menores? Desde a década de 1960 a resposta é sim. Descobertas feitas pelo físico teórico Murray Gell-Mann em 1963 e elas ficaram conhecidas pelo nome de quarks. Veremos mais adiante do que são formados os prótons e os nêutrons.
Tais estudos mostraram que os prótons e os nêutrons eram formados por uma estrutura ainda menor chamadas de partículas elementares. As partículas elementares recebem esse nome porque se acredita que elas sejam os menores componentes da matéria. Portando não seria formada por outras partículas menores. Daí o nome elementar.
Quais são as partículas elementares que conhecemos hoje? Para não complicar muito a história, vamos conhecer apenas dois.
Uma partícula elementar é o elétron. Até hoje se acredita que o elétron é indivisível. A outra partícula elementar são os quarks. Existem seis tipos de quarks, mas por ora só nos interessa aqueles que formam os prótons e os nêutrons. São dois tipos, que tem os nome de Up (para cima) e down ( para baixo). No próton existem dois quarks up e um quark down. No nêutron existem um quark up e dois down. Aqui segue um link do youtube para os curiosos: http://www.youtube.com/watch?v=VQQ3gZuOUSI










Muitos cientistas continuam a investigar a natureza da matéria, usando máquinas como o LHC para descobrir mais sobre a natureza das partículas.


Hora da revisão

  • O núcleo do átomo é formado por dois tipos de partículas: os prótons e os nêutrons.
  • Existe uma força que matem prótons e nêutrons, unidos formando o núcleo: a força nuclear. Ela é muito mais intensa que a força elétrica e que a força gravitacional.
  • Os átomos são eletricamente neutros (carga elétrica total é zero) e a maioria deles é estável.
  • Os átomos de alguns elementos químicos emitem partículas e se transformam em átomos de outros elementos químicos: esse fenômeno é conhecido como radioatividade.
  • Existem várias formas de radiação, entre elas as partículas alfa, beta e os raios gama.
  • Prótons e nêutrons são formados por outras partículas ainda menores: os quarks. Os quarks e os elétrons são partículas elementares, isto é, os cientistas acreditam que estes sejam os menos componentes do universo.


Abraços a todos vocês!!!! A saga continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário