quarta-feira, 30 de junho de 2010

Átomos,



Desde os tempos de Leucipo e Demócrito admitiam que a matéria fosse descontinua e formada por partículas muito pequenas e indivisíveis com o nome de átomo (em grego quer dizer indivisível.), os filósofos gregos que, pela primeira vez, imaginaram a matéria constituída por partículas indivisíveis, até os nossos dias, o modelo de átomo tem mudado de maneira extraordinária e ainda parece distante a criação de um modelo perfeito, se é que isso vai chegar a acontecer. Durante o século XIX Dalton baseado em dados experimentais, retornou a idéia dos gregos sobre átomo e formulou a teoria atômica: “O átomo é maciço e indivisível; átomos de um mesmo elemento são iguais nas transformações químicas os átomos separam-se e juntam-se posteriormente formando novos grupos atômicos, dando origem a substâncias químicas diferentes.”
Experiências no século XIX a descoberta de novas teorias atômicas com descargas elétricas em tubos semelhantes a tubos de água Fluorescência, chamado de tubo de raios catódicos (o mesmo usado em monitores e televisões nos dias atuais), dentro dos quais, haviam gases rarefeitos (em baixa pressão).permitiram descobrir novas partículas elementares do átomo, Prótons (+) e os elétrons (-). Eles se mostraram menores que o átomo e presentes na estrutura da matéria. Assim cortando a idéia dos gregos e de Dalton do átomo ser indivisível concluindo ser divisível.
Surge então o novo modelo para o átomo: o modelo atômico de Thomson nele o átomo é maciço, formado por uma massa positiva impregnada de partículas negativas, os elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário