quarta-feira, 30 de junho de 2010

Modelo atômico de Rutherford


No inicio do século XX já era conhecida a radioatividade, isto é, sabia-se que certas substâncias tinham a propriedade de emitir espontaneamente radiações do tipo Alfa, beta e gama.

Veja algumas características dessas radiações:

Alfa- Compostas por dois prontos e dois nêutrons, Natureza partículas positivas velocidade possível de 20 000 km/s não conseguem atravessar uma folha de papel mais espessa que 0 0,06 mm de espessura. São atraídas por campo elétrico negativo.
Beta- Natureza de Partículas negativas 95% da velocidade da luz 290 000 km/s 50 a 100 vezes superior ao da partícula alfa atravessam uma lâmina de Alumínio de 5 mm de espessura e chapa de chumbo de 1 mm de espessura. São atraídas por campo elétrico positivo.
Gama- Assemelham-se aos raios X não possuem carga ou massa. Natureza de ondas eletromagnéticas velocidade igual à da luz 300 000 km/s alto poder de penetração atravessam chapas de aço de 30 cm de espessura não são atraídas pro campos.

Sabendo que o polônio tinha propriedade de emitir radiações alfa Rutherford realizou uma experiência a fim de comprovar o modelo atômico de Thomson. Nela Rutherford encerrou o polônio dentro de uma caixa de chumbo dotada de um orifício. O feixe então de radiação alfa foi projetado sobre uma lâmina finíssima de ouro envolvida num recipiente revestido de um material fluorescente, o sulfeto de zinco, que permiti visualizar o local sobre o qual incidem as partículas alfa, invisíveis a olho nu. No experimento observou-se que a maioria das partículas passava pela lâmina como se não houvesse lâmina em seu caminho. Poucas foram desviadas e somente algumas cerca de 10 000 a 100 000 voltavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário