domingo, 28 de março de 2010

Indugências - Igreja Medieval



Indugência éh o perdão total Ou parcial das penas temporais do cristão devidas a Deus , pelos pecados cometidos , mas já perdoados pelos sacrementos da confissão , na vida terrena ...


Ela teve seu maior auge durante o pontificado do Papa Leão X(1513-1521), eis abaixo alguns exemplos :



Papa Leão X

  • O eclesiástico que incorrer pecado carnal contra qualquer mulher , será absolvido mediante pagamento de 67 libras e 12 soldos . SE além do pecado de fornicação o mesmo quiser ser absolvido pelo pecado contra natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 e 15 toldos , ja se for contra natureza com crianças animais e não com mulheres, pagará apenas 131 libras e 15 toldos . Os Sacerdotes que quiserem viver em concubinato junto com seus familiares pagarão 76 libras e 1 soldo .
  • Para pecado de luxúria cometido por um leigo , a absolvição custará 27 libras e 1 soldo. A absolvição e a certeza de não ser perseguido por um crime de roubo , furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos . Já a absolvição por homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará , 15 libras e 4 soldos 3 denários, caso o assassino tenha matado dois ou mais homens no mesmo dia pagará como se tivesse assassinado um só.
  • A religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente , dentro ou fora do convento pagará 131 libras e 15 toldos . A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo pagará ao papa 87 libras e 3 toldos , em caso análago , o marido pagará o mesmo, se tiverem isento com o próprio filho, acrescentar-se- ão 6 libras pela consciência .
Esses foram apenas alguns exemplos , mais tem muita coisa que não foi citada ....

Coisa vergonhosa que a história nos mostra ....
tipow ta ligadoh , promoção , promoção MAta 3 paga 1 x] HSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSAHUSAHUSAH"


DE: C.Vinicius

Ps: Isso não ta sendo postado pra falar qual religião eh certa ou errada ou coisa do tipow ...
são apenas fatos históricos :)

Um comentário:

  1. FAAATO.
    E o Legal é que eles pregavam que virtude era ser POBREE, mais eles mesmos eram podres de ricos .. FRANCAMENTE ¬¬"

    vende-se um terreno 16 x 20 no céu por apenas algumas libras !
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu mereço:P

    ResponderExcluir